terça-feira, 19 de julho de 2011

Picanha flambada ao molho de cerveja preta e azeitonas

Lembro-me da primeira vez que ouvi falar da receita de uma carne com molho de cerveja preta e azeitonas, ainda entendia somente o básico de cozinha. Quem me apresentou foi minha mãe, ela tinha ficado fascinada ao ter comido uma carne com esse molho na escola em que trabalhava (sim, ela é professora).
Até que não levei muita fé no prato não, e já que era feito na panela de pressão e com tudo simplesmente misturado. A única coisa que me lembro depois daí, foi de ter me acabado de comer quando o prato ficou pronto.

Como sempre fui de fazer umas adaptações para o que normalmente acho que seja melhor, troquei o lagarto daquela situação por uma picanha. Há várias e várias receitas com esse nome internet a fora, mas ao menos onde pesquisei, todas indicavam a boa e velha panela de pressão. Acho desnecessário tirar a textura de uma picanha colocando-a sob pressão, tendo em vista que já é uma carne bem macia.
Para quem não sabe, a pressão que a panela exerce faz com que o alimento chegue no ponto desejado mais rápido, entretanto a carne perde algumas de suas propriedades, há uma alteração de sabor e textura, devido ao rompimento acelerado das fibras; que quando se rompem, promovem o amaciamento da carne. Acho um crime usar certos cortes de carnes na pressão, a picanha é um deles.

Pois bem, há quem flambe alimentos com álcool e seus derivados. Para provocar combustão, acho mais seguro e mais prático usar o próprio óleo de cozinha. Além de mais saboroso, quando flambado o alimento com óleo, ele fica com sabor de churrasco. É claro que requer um pouco de prática, então se não se sentir seguro a praticar/realizar a flambagem, simplesmente frite os filés de picanha com apenas um fio de óleo.















Ingredientes
  • 1 peça de picanha (aproximadamente 800g) cortadas em fatias de um dedo de espessura.
  • 1 lata de cerveja preta
  • 1 lata de molho de tomate
  • 1 cebola média picada
  • 16 azeitonas sem caroços e fatiadas
  • 1 pacote de creme de cebola
  • Óleo
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo

Molho:
  1. Em uma panela aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola.
  2. Acrescente a cerveja preta e deixe evaporar parte do álcool.
  3. Acrescente o molho de tomate, o creme de cebola e as azeitonas e mexa para evitar que o creme de cebola empelote.
  4. Deixe cozinhar por alguns minutos (sempre mexendo), desligue o fogo e conserve o molho na própria panela em que foi feito.

Carne:
  1. Tempere préviamente a picanha com o sal e a pimenta-do-reino.
  2. Aqueça uma frigideira antiaderente até que comece a sair um pouco de fumaça.(nada de incendiar a casa!)
  3. Acrescente a picanha e sele de um lado. Antes de selar o outro lado, certifique-se de que a temperatura da panela ainda está bem alta (se ainda está saindo fumaça), se estiver, adicione um fio de óleo e mexa a frigideira, tirando-a um pouco para o lado do fogo para que o fogo entre em contato com as moléculas de gordura no ar, e entre em combustão.
  4. Vire os filés de picanha do outro lado e repita o processo.
  5. Após flambados, acomode os filés de picanha em um refratário, esquente o molho novamente se necessário, regue os filés com o molho e sirva.

Normalmente acompanha arroz branco e uma salada simples.

Atenção: Logo que o conteúdo da frigideira entrar em combustão, mantenha a frigideira acima do fogo (não encostada na boca do fogão) mexa o conteúdo controlando a frigideira pela ponta do cabo e evite mexer vigorosamente para evitar que as chamas venham de encontro a você. Se você não se sentir seguro/preparado para aplicar esta técnica, não faça! Segurança em primeiro lugar.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário