quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Arrumadinho

Há alguns anos atrás, quando eu nem nascida era ainda (então, er... é, já faz algum tempo), integrava-se à minha família uma pessoa extremamente especial. Casada com meu padrinho até hoje. Surpreendentemente (e não me pergunte como) ela, que é de Pernambuco, o conheceu, namoraram, se casaram e tudo mais. Não sei como se deu o fato/a história toda, mas a verdade é que estava a me lembrar de quando eu estava no meu segundo período da faculdade, e essa tia minha me pediu para levar um prato a uma festa que ela daria na casa dela (que mania as pessoas tem de achar que assim que você começa o curso você já é quase um mago na arte de dominar as panelas). Minha família, que mora em sua grande maioria no sudeste nunca pôde conhecer de fato as culturas gustativas de outras partes do país, foi aí que surgiu a minha idéia de fazer um prato nordestino para levar à tal festa, especificamente de sua terra natal Pernambuco, o arrumadinho. Não podia dar em outra, foi um sucesso!















Ingredientes
  • 250g de feijão fradinho escolhido e lavado.
  • 4 tomates grandes
  • 2 cebolas pequenas
  • 1 pimentão verde médio
  • Carne seca (ou carne de sol, tanto faz. Há quem prefira fazer com carne de sol. Eu prefiro carne seca)
  • Farofa (pode ser do que você quiser, mas prefiro uma simples pra não tirar o brilho do resto dos ingredientes. Então retenho-me à uma farofa de alho.)
  • Sal, vinagre, azeite a gosto.
  • 2 a 3 dentes de alho
  • Farinha de mandioca
  • Manteiga


Modo de preparo
  1. Cozinhe o feijão fradinho até ficar macio (mas não desmanchando) e reserve.
  2. Corte a cebola, o tomate, o pimentão, misture tudo e tempere o vinagrete com sal, azeite e vinagre. Reserve.
  3. Deixe a carne seca de molho um dia antes e vá trocando a água para retirar o sal, se necessário dê uma fervura. Desfie e reserve. (No caso da carne de sol, só passe-a em leite, retire o excesso de leite, frite e reserve.)
  4. Para a farofa: Em uma frigideira ponha duas colheres (sopa) de azeite, uma colher de manteiga e frite o alho até começar a dourar (não deixe dourar muito senão amarga). Junte a farinha de mandioca até que a farofa fique no ponto em que deseja, deixe a farinha cozinhar, mexa sempre. Acerte o sal e reserve.
  5. Em um refratário ponha uma camada de feijão fradinho, a carne seca desfiada, a farofa e finalize com o vinagrete.

É simples e muito saboroso! Bom apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário