sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Maionese caseira

Como vocês devem se lembrar, no nosso último post (sobre cachorro quente), citei que esta delícia, assim como muitas outras ficam ótimas com maionese caseira e fiquei de postar a receita. Pois aqui está!

Aqui no blog já se encontra uma receita de maionese caseira de cenoura, mas é o que acontece... Eu prefiro a maionese de cenoura somente com salgados fritos (como coxinha, risole e por aí vai.. ótima dica inclusive para quem tem lanchonete), pois acho que em um cachorro quente, um hamburguer, ou uma pizza por exemplo, ela não ganha destaque e o sabor praticamente some. E é aí que entra a maionese caseira comum, com ovos.



Já comi maionese caseira de vários tipos e sabores, mas a melhor para mim é essa daqui:

Ingredientes

2 ovos
1 dente pequeno de alho
Quanto baste de óleo
Sal a gosto
Um punhado (a gosto) de salsa
2 colheres de café (ou uma colher de chá) de vinagre (o de sua preferência).


Modo de preparo

Coloque no liquidificador os ovos, o alho, o vinagre e um fio de óleo e comece a bater em velocidade média.
Vá colocando em fio (continuamente) pela tampa do liquidificador o óleo sem parar de bater, até que a emulsão vire consistente.
Quando estiver consistente a ponto da hélice não mexer mais a emulsão, desligue, e com uma colher mexa o conteúdo. Coloque o que estava embaixo para cima e vice-versa.
Ligue novamente o liquidificador, torne a colocar o óleo em fio e repita a operação até que a maionese fique firme por completo.
Por último ponha a salsa e com o auxílio da colher vá mexendo para que ela consiga ser triturada (com cuidado para não encostar a colher na hélice).
Acerte o sal e bom apetite.



Considerações: 

1) Por que a salsa só no final? Bom, é opcional, mas há quem não goste da maionese verde. Quanto mais bater a salsa, mais verde a maionese fica. Se colocar só no final, a salsa fica em pedacinhos e a maionese fica além de tudo mais bonita.

2) Por que o vinagre? Para tirar a acidez do alho, portanto não precisa de muito. Se colocar muito sua maionese não vai dar liga de jeito nenhum.

3) Por que não colocar o sal no começo junto com o resto dos ingredientes? Porque o sal desanda a maionese. É onde muita gente reclama que a maionese não dá certo. Sal só no final e tudo vai ficar bem.

4) Por que ficar mexendo a maionese com uma colher? Porque muita gente começa o processo e a maionese fica consistente. Termina o processo e ela fica mole e meio aguada. O que acontece é que por baixo a emulsão está cheia de ar! Então a parte debaixo ainda é líquida. Misturando a líquida debaixo com a sólida de cima, fica meio aguada. Se você for mexendo e religando/acrescentando mais óleo, ela vai ficar por completa no ponto de maionese.



Pulo do gato: Ponha o óleo sempre no centro, onde o olho da hélice fica.



2 comentários:

  1. A minha maionese ficou aguadar pode me dizer o que é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas coisas interferem no resultado final da maionese.

      Garanta que:

      - Você NÃO tenha colocado sal no início, nem no meio do preparo. Sal desanda a maionese, portanto só pode ser colocado depois de pronta.

      - Certifique-se de que você não tenha colocado muito vinagre, nem muito óleo antes de começar a bater, na parte do "fio de óleo" como pede. Se colocar muito não dá liga, é só um pouco para misturar mesmo.

      - Após a hélice do liquidificador não mexer mais a emulsão, mexa sempre a maionese e volte a bater, pois embaixo da parte que já está emulsionada ainda tem a parte líquida que se misturou com a bolha de ar que fica embaixo. Juntando as duas partes depois, e você tem a maionese aguada. Tem que desligar o liquidificador, mexer tudo, passar a parte debaixo para cima e voltar a bater com o óleo, o processo deve ser repetido várias vezes.

      - Se quer menos maionese, não adianta colocar 1 ovo só, com 1 ovo só é difícil dar liga, pois tudo depende da gema, e normalmente a gema é muito pequena.

      Mais sorte na próxima ;)

      Abraços e volte sempre

      Excluir