sábado, 13 de agosto de 2011

[Parte I] O presente: Camarão na moranga

Sinto um certo desconforto sempre que tenho que comparecer a alguma festa, algum aniversário, ou sempre que alguma pessoa completa mais um ano de vida, e inevitavelmente tenho de ir parabenizá-la pessoalmente, normalmente levando um presente. O desconforto está aí... nunca sei o que dar de presente a ninguém.
Então certa vez, resolvi dizer à minha mãe e a minha madrinha (as aniversariantes em questão... sim, são gêmeas) que fizessem uma lista de convidados, pessoas mais próximas, que eu arcaria com/e prepararia o almoço naquele dia. A tarefa do prato principal foi moleza, e já que ambas são apaixonadas por camarão, era exatamente camarão na moranga a minha missão aquele dia. Até que... bom, sempre tem alguma coisa pra dificultar, né? Nunca fui fã de confeitaria, e a parte a qual mais me identifico relacionado à confeitaria é panificação. Não podia dar pão de sobremesa a ninguém, então eu tinha um problema. Exatamente por isso dividi o post em 2 partes, a sobremesa fica pra segunda parte.

Por enquanto vamos à receita:




Ingredientes
  • 1 abóbora moranga
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola picada finamente
  • 2 dentes de alho picados finamente
  • 1 xícara (chá) de molho de tomate
  • 1kg de camarão cinza de tamanho médio limpo
  • 6 camarões VG
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 200g de requeijão
  • 500ml de creme de leite fresco
  • 1 tablete de caldo de camarão
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino branca a gosto
  • Óleo para besuntar a moranga
  • Cebolinha verde picada para decoração a gosto


Modo de preparo
  1. Corte uma tampa na parte superior da moranga e reserve. Retire as sementes com a ajuda de uma colher.
  2. Besunte a moranga externamente com óleo (isso faz com que ela fique com um aspecto brilhante depois de pronta)
  3. Pegue um refratário grande e ponha água até a metade.
  4. Ponha a moranga no refratário com a abertura para baixo e leve ao microondas em potência máxima por 30 minutos, ou até que esteja macia por dentro. Reserve dentro do microondas para mantê-la aquecida.
  5. Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho picados.
  6. Acrescente o molho de tomate os camarões (já temperados com sal e pimenta), a farinha de trigo dissolvida no leite, um pouco de sal e pimenta. 
  7. Tampe e deixe ferver por 5 minutos. 
  8. Retire do fogo e misture o requeijão já misturado com o creme de leite sem soro. Faça a correção do sal e da pimenta, se necessário. 
  9. Recheie a moranga com este creme e Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 25 minutos. 
  10. Decore a moranga com os camarões VG cozidos em água e sal, a cebolinha verde picada e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário