sábado, 13 de agosto de 2011

[Especial de inverno] Fondue


Eu particularmente adoro inverno! Não sei se é porque não consigo me adaptar ao sol, que de alguma forma me agonia quando sinto aqueles raios solares infernais me esfolando acariciando minha pele, bem típico de verão. Ou se é simplesmente uma estação com um charme inexplicável. Só sei que gosto.

Normalmente o povo se acaba mesmo no verão em qualquer comida leve que se acha por aí nas praias, como: ostra, peroá, cerveja, moqueca, churrasco e o que vier na frente, mas no inverno é sempre um pouco mais difícil escolher um cardápio que combine, né?
Pois bem, já fui perguntada nesse inverno sobre o que fazer, então começa hoje uma seleção de posts feitos com receitas para o inverno.

Tentando sempre manter a linha de raciocínio de que o inverno é uma época normalmente fria, deve-se pensar em se sentir confortável ao saborear um preparo, sem ter aquela velha preocupação de "está frio, minha comida vai esfriar rápido."


Sugestão de hoje: Fondue
Fondue é muito bom, e eu sempre me acabo de comer. Mas dispenso os tradicionais de queijo e/ou chocolate/frutas que têm por aí. Para mim, o de carne é indiscutivelmente melhor, hoje o mérito vai pra ele.

Prato típico suíço, o fondue de carne é para ser degustado no inverno. É preparado em panela própria (coquelon) sobre um fogareiro (réchaud) a álcool, onde normalmente se derretem os queijos (ementhal e gruyère), kirsh e vinho branco. Atualmente existem muitos tipos de fondue, inclusive de frutas e chocolate.
O fondue em questão no post de hoje é o bourguignonne, à base de carne, deve ser acompanhado de diversos molhos e um bom vinho tinto.


Ingredientes

  • 600g de filé mignon em cubos médios
  • Quanto baste de óleo de soja
  • Quanto baste de sal
  • Quanto baste de pimenta-do-reino branca
  • 1/2 colher (chá) de glutamato monossódico (aji-no-moto)



Modo de preparo

  1. Corte a carne em cubos médios, tempere com glutamato, sal e pimenta a gosto. 
  2. Esquente quantidade de óleo suficiente para encher, até um pouco acima da metade, uma panela de réchaud. Coloque a carne crua em um prato de servir, ela deverá ser frita, na hora de comer, já na mesa, pelos convidados. 
  3. Cada pessoa serve-se de alguns pedaços de carne em seu prato, espeta-a e frita-a até o ponto de preferência.
  4. Pode-se fritar, junto, pedaços de cebola, pimentão, cogumelos, etc. Cada um frita o seu pedaço, passa por um dos molhos, retira com seu garfo individual e é só comer.


Sugestão de molhos: Molho rosé, molho de alho, molho de maionese (caseira fica mais gostoso), molho de salaminho, queijo e por aí vai... é tudo uma questão de gosto/preferência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário