quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ah, uma pizza...!

...é só o que eu to querendo há dias.
Na última quinta-feira (11/08) fiz uma cirurgia de extração dos sisos. Logo tem 1 semana que to me alimentando de sorvete e sopa. Confesso que até andei comendo arroz e essas coisas todas porque eu não dou conta de tomar sorvete 1 semana. Aliás passei do meu limite, porque até onde eu me recordava eu não era capaz de colocar 3 bolas de sorvete numa taça e ir me deliciar, simplesmente não gosto.

Hoje (daqui a pouco, na verdade), volto ao dentista para tirar os pontos e finalmente conseguir abocanhar, com alguma cautela ainda, algo que não seja batido no liquidificador.

A primeira coisa que me veio à cabeça é (e sempre será, sou viciada nisso): pizza!

Claro que ainda não posso fazer muito esforço, então tá fora de cogitação eu mesma fazer a massa e a pizza. Devo comprar uma em qualquer pizzaria e me esbaldar.



Mas, fica aqui a minha receita para pizza:


Ingredientes
  • 1kg de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de chá de óleo
  • 100g de margarina
  • 1 xícara de água morna (em torno de 40ºC)
  • 2 colheres de sopa de fermento biológico seco.
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1/2 colher de sopa de sal

Modo de preparo

  1. Coloque em um recipiente o fermento, o açúcar, o sal, misture-os bem e acrescente a água morna. 
  2. Tampe com um pano e deixe descansar por 15 minutos (parte da fermentação essencial)
  3. Após os 15 minutos de descanso, adicione o ovo, a margarina, o óleo e misture tudo muito bem.
  4. Vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos e misturando até que a massa fique em um ponto bom para sovar.(não ponha a farinha de vez senão a massa fica seca e com uma liga horrível)
  5. Sove bem a massa para garantir que toda a farinha de trigo foi incorporada, acrescente farinha e incorpore-a até a massa desgrudar de suas mãos.
  6. Tampe novamente com um paninho e deixe a massa descansar por 30 minutos ou até a massa dobrar de tamanho.



  • Pré-asse a massa só até a superfície ficar fofinha como pão, sem deixar dourar por baixo.
  • Para fazer o formato redondo das pizzas, abra a massa e corte-a com a própria forma. Desvire a forma para a posição original, unte com óleo e disponha a massa dentro. Caso a massa volte será por causa do óleo (mas não pode deixar de colocá-lo pra massa não agarrar na forma), polvilhe farinha de trigo na forma e molde a massa até o formato arredondado com a ponta dos dedos.


Para a montagem, faça o usual. Ponha o molho de tomate na massa pré-assada, o queijo mussarela ralado e recheie a gosto, finalize a pizza no forno. Não esqueça do orégano e das azeitonas. Bom apetite!

Um comentário:

  1. Gente por favor, me ensinem a dar aquele gostinho de defumado nas pizzas, já tentei fazer a tal fumaça liquida e não deu certo, alguem me ajuda!

    ResponderExcluir