segunda-feira, 15 de agosto de 2011

[Parte II] O presente: Gelatina de frutas

Mas... gelatina de frutas? Gelatina lá é sobremesa decente, por acaso?
Bom, não sou muito de seguir receitas ao pé da letra, para mim a graça é inovar em cima de algo que já foi criado, reinventar o prato e poder aplicar diversos tipos de releitura em um prato só. Esse é um dos principais motivos pelo qual eu não gosto de confeitaria, é a parte da cozinha que tem que ter a medida exata, caso contrário você tá perdido. Além de não gostar da exatidão, a parte da confeitaria é algo muito detalhista, requer paciência, delicadeza para manipular os trabalhos, preocupação com temperatura para não derreter chocolate, glacê, ou o que for. Eu posso esperar 4 horas para um molho ficar pronto, mas não consigo esperar meia hora esperando um bolo assar. Não tenho paciência com coisas doces e sou completamente desajeitada para fazer detalhes tão minimalistas quanto a confeitaria requer.

Li, reli, li de novo simplesmente todas as minhas apostilas de confeitaria da faculdade, todos os livros que tenho, na busca desesperada de encontrar algo que fosse simples de fazer e apresentável. O resultado foi obviamente frustrante. Não achei nada.

Até que uma amiga me indicou o chocolatria, de Simone Izumi, uma arquiteta que se apaixonou pela culinária. Achei lá minha salvação, pasmem com essa gelatina:





Ingredientes
  • Frutas a gosto – para a gelatina da foto foram utilizados morangos cortados ao meio, blueberries congelados, uvas thompson (sem sementes), amoras frescas e lichias.
  • 2 pacotes de gelatina de abacaxi diet


Modo de preparo
  1. Prepare a gelatina com 20% a menos de água. Por exemplo, se a receita pede por 500 ml no total, considere 400 ml/receita. Sendo 2 pacotes, o total seria de 800 ml. Reserve.
  2. Umedeça uma fôrma de furo -diâmetro 25 cms- com água. Disponha cerca de 1 cm de altura de gelatina líquida e espalhe as frutas a gosto. Leve com cuidado à geladeira por cerca de 30 minutos ou até firmar.
  3. Retire da geladeira e despeje metade da gelatína líquida remanescente. Espalhe mais frutas e volte a geladeira por mais 30 minutos.
  4. Repita este processo mais uma vez e deixe na geladeira por cerca de 4 horas.
  5. Para desenformar: coloque água morna em uma bacia e deite a fôrma de gelatina (com o cuidado de não deixar entrar água) por alguns segundos, para que as suas laterais se soltem da fôrma. Verta em um prato e mantenha em geladeira.









A melhor parte: Você não precisa se sentir culpado(a) por comer a gelatina inteira depois de ter se acabado naquele camarão na moranga... Essa gelatina é zero caloria.


No fim das contas o almoço deu super certo e todos saíram rolando de tanto comer satisfeitos!



Clique aqui para ver a parte I.

2 comentários:

  1. HAAÁ adoro fazer parte desse blog sem fazer de verdade o///

    ResponderExcluir
  2. Você bem que poderia ter um site ou qualquer coisa do tipo pra eu poder citá-la direito, né?! Fica bem mais fácil =D
    Se eu colocar só seu nome vai ser a mesma coisa que nada xD Ninguém vai saber quem é você =/

    ResponderExcluir