Consigo reconhecer a genialidade de um caldo em tabletes (o vulgo caldo knorr), como muito se vê por aí no supermercado. Como moro sozinha, é muito fora de mão eu fazer um caldo, tendo em vista que rende muita coisa. Na certa eu não conseguiria usar o caldo todo antes de ele perder a serventia, passar da validade, que seja. Mas para você que tem uma família grande, cozinha em grandes quantidades e normalmente faz preparos que incluem muito uso de caldos, além de muito mais gostoso, os caldos feitos em casa são também econômicos, uma vez que são feitos só com sobras e restos que normalmente você jogaria fora, nesse caso de peixe.
O único contra é que não é nem um pouco prático de se fazer, demora horas cozinhando, mas nem tudo é perfeito, né? Ainda assim vale muito a pena, porque o resultado é impressionante.
Ingredientes
- 1kg de carcaça (cabeça e espinha central) de peixe
- 1 cebola em rodelas
- 2 dentes de alho
- 1 bouquet garni¹ com sala, cebolinha e manjericão
- 1 talo de salsão
- 1 cenoura pequena em rodelas
- 2 tomates em cubos
- 10 grãos de pimenta branca
- 200ml de vinho branco seco
- 6L de água
- Q/B sal
Modo de preparo
- Cozinhe todos os ingredientes em fogo lento por 45 minutos, retirando a espuma que se forma na superfície, com a escumadeira.
- Acerte o tempero.
- Coe com uma peneira bem fina.
- Deixe esfriar e leve à geladeira.
¹Bouquet garni é um conjunto de ervas aromáticas destinado a temperar pratos e molhos em diversas receitas culinárias.
Os ingredientes formam um bouquet amarrado com um elástico ou linhas que possam entrar em contato com o alimento. Deixando uns vinte centímetros para fora do recipiente, o cozinheiro pode facilmente retirar o bouquet no fim do cozimento para servir o prato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário