sábado, 16 de julho de 2011

Escondidinho diferente

Sabe aqueles casos em que você aprecia o prato mas gostaria de modificar a receita original? Me ocorreu um caso desses há um tempo atrás, e hoje eu estava comentando com uma amiga (quem comentou foi ela na verdade), que estava com vontade de comer escondidinho. Então, conversando, descobri que não sou a única que não é fã dos gruminhos de mandioca que ficam, quando faz-se o purê. Porque uma vez levados ao forno para gratinar o queijo, eles enrijecem e não me é agradável ao paladar comer algo que chamam de purê, mas tenho certa relutância em mastigar (ou melhor dizendo, não me desce "redondo" como um purê de batatas por exemplo). Resolvi postar então, caso alguém compartilhe da mesma antipatia pelos gruminhos, a receita que desenvolvi, uma vez que meu escondidinho é um pouco diferente.



















Ingredientes
  • 1kg de mandioca descascada e cortada em pedaços
  • 200g de requeijão cremoso
  • 1 caixinha de creme de leite
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Queijo ralado a gosto


Modo de preparo
  1. Cozinhe a mandioca em quantidade suficiente de água para cobri-la (se quiser fazer na panela de pressão, cozinha bem mais rápido) até que fique bem macia.
  2. Após cozinhar, espere esfriar um pouco.
  3. Quando estiver fria, ponha a mandioca aos pedaços no liquidificador com a água em que foi cozida, para ajudar a bater. Vá acrescentando pedaço por pedaço, até que vire um creme bem espesso, mas sem forçar o liquidificador.
  4. Retire do liquidificador o creme e repita o processo com toda a mandioca.
  5. Acrescente, em toda a massa já batida, o creme de leite e o requeijão cremoso, acerte o sal, coloque a pimenta-do-reino e misture bem.
  6. Faça o escondidinho normalmente com as camadas de mandioca e o recheio de sua preferência.
  7. Por último, ponha o queijo ralado em toda a extensão do escondidinho e leve ao forno para gratinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário