quinta-feira, 14 de julho de 2011

Molho Béchamel (molho branco)

Esse é clássico! É o molho base de praticamente todos os outros molhos, como por exemplo molho de gorgonzola, funghi secci e alguns mais.
Eu não sei vocês, mas eu acho esse molho especial exatamente por ser simples. Não sei se é porque realmente não gosto de ficar inventando milhões de parafernalhas (há quem confunda enfeite com criação de pratos) ou técnicas mirabolantes para impressionar a quem recebe o prato, ou a quem está assistindo o modo como é feito. Eu particularmente gosto da forma simples como é feita, e me pego admirando a forma com que a massa de manteiga e farinha de trigo se dissolve no leite e vira um molho tão gostoso e bonito.

Sem mais delongas, molho branco não precisa de descrição. Deliciosamente molho branco!

Ingredientes
  • 3 xícaras de leite
  • 1/2 cebola pequena
  • 3 cravos da índia
  • 1 folha de louro
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • Pimenta-do-reino
  • Q/B sal
  • Noz moscada

Modo de preparo
  1. Derreta a manteiga, junte a farinha e mexa até obter uma massa homogênea.
  2. Aos poucos acrescente o leite e mexa bem para não empelotar
  3. Ponha os cravos na cebola, e grude o louro também (também chamado de cebola piquée*)
  4. Ponha a cebola no molho e deixe cozinhar por alguns minutos.
  5. Retire a cebola
  6. Tempere com o sal, a pimenta-do-reino e a noz moscada (com parcimônia)






*Cebola piqueé



Nenhum comentário:

Postar um comentário