Não pretendo ser hipócrita e dizer que não uso; Uso sim, e admito a praticidade e a "mão na roda" que pode ser um simples molho de tomate enlatado, de caixinha, ou do que for em um horário de rush num restaurante. Devido a correria em que se dá nesses horários, assim como todos já sabem, é muito difícil encontrar um restaurante que use em seus preparos coisas como seu próprio molho de tomate.
Mas não posso negar que um molho de tomate bem feito, em casa, sem aqueles condimentos e conservantes aos montes que se vê por aí nos molhos de caixinha é muito mais gostoso e faz o diferencial em qualquer prato! Sempre que tenho a oportunidade de não estar em uma cozinha com cozinheiros correndo para lá e para cá tentando cumprir suas tarefas e seus horários, procuro fazer meu próprio molho.
O de caixinha é mais prático e pode até ter um custo benefício melhor, dependendo da quantidade de molho que você pretende usar, mas se tiver tempo para fazer seu próprio molho, faça! A qualidade de um molho feito em casa é indiscutível!
Ingredientes
- 5kg de tomates maduros cortados ao meio
- 2 cebolas grandes
- 5 dentes de alho
- 1 bouquet garni de salsa, cebola, manjericão, alecrim e tomilho
- 1 talo de salsão
- Q/B azeite de oliva
- 2 colheres (sopa) açúcar
- 2 colheres (sopa) sal
- 2L de água
Modo de preparo
- Cozinhe, até ficarem bem macios, os tomates, 1 cebola, alho, salsão e temperos em 2L de água fervente.
- Passe por uma peneira fina e reserve.
- Puxe a outra cebola no azeite, sem dourar, acrescente o purê de tomates, adicione o açúcar e tempere com sal.
- Conserve em fogo baixo por 1/2 hora, adicionando, se necessário, um pouco de água fervente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário