sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Peru: O mais importante do natal.

Bom, o natal já se aproxima (como o ano passou rápido!), e cá pra nós, que carne deliciosa compõe o principal prato natalino!

Pois é, tudo muito bom, tudo muito bem... Mas é inevitável, praticamente uma missão impossível o peito não ficar meio seco, né? Não só o peito de peru. O sofrimento vem com o frango, com o chester e com o que mais for deste porte e for assado (independente da época do ano), uma vez que as aves possuem pouca gordura no peito (ou nenhuma dependendo da educação alimentar recebida) e isso o torna uma carne seca. É bem daí que a corrida pela sobrecoxa/coxa começa (pelo menos lá em casa era assim...rs). Pois bem, o post de hoje vem a calhar. Não é uma receita! Só algumas dicas para que o seu frango/peru/chester fique com um peito suculento na medida do possível.




Vamos lá:

1º- Como a carne do peito em perfeito estado é por si só seca pela falta de gordura. Procure acrescentar gordura antes de assar. Seja ela gordura proveniente de bacon, manteiga, ou o que você quiser.

2º- Dá trabalho? Dá. Demora mais? Não! Experimente assar o peru em todas as posições. Deixe em forno médio baixo (pré-aqueça o forno antes de colocá-lo) por 30 minutos o peru de peito para cima, vire ele de um lado e deixe mais 30 minutos, do outro lado por mais 30 minutos e finalmente de peito para baixo por outra meia hora. Lembre-se de sempre regá-lo nesses intervalos!
Por que ficar virando o peru? Porque a parte que entra em contato com a fôrma é a que recebe mais calor, evidentemente. Seu peru vai assar por igual, evitando ter que ficar tempo demais assando pelo fato do peito ter mais carne e demorar mais a assar por completo, evitando assim, ressecar a parte externa do peito, que é a que cozinha primeiro (e que consequentemente resseca mais).
Só aí, depois dessas 2 horas de muita paciência você o põe para dourar. E não vai fazer mal algum dar mais uma pincelada de manteiga antes de dourá-lo!

3º- O ideal é que de 10 em 10 minutos você regue o peru todo com o caldo que ele vai soltando a medida que vai cozinhando (proveniente das gorduras dele).

4º- Esqueça o pininho do peru. Ele não tem que levantar pra, só aí, você colocá-lo para dourar. Tire o papel alumínio antes do pino levantar.

5º- Se for mariná-lo no vinho branco, deixe o maior tempo possível marinando. De um dia pra outro de preferência. Use a marinada para ajudar a regá-lo durante o processo de assar.

6º- Não confie em temperos industriais. De preferência compre um peru que não venha semi-temperado de fábrica. Se vier, procure sempre retemperá-lo a seu gosto.

7º- Se for recheá-lo, recomendo uma farofa de miúdos (que por serem carnes úmidas, evitarão que a farofa fique desagradável e ajudará a manter a umidade adequada dentro do animal para que as carnes que têm um contato interno não ressequem também.).




No mais, tenham todos um excelente natal e aproveitem as dicas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário