domingo, 11 de dezembro de 2011

Comida de avião


Chefs, cozinheiros, todo mundo... quem gostar de comida de avião, por favor, se manifeste! Os apreciadores dessa culinária 'aérea' são praticamente escassos, porém, segundo especialistas, há uma explicação por acharmos a comida péssima.

Comida de avião não é ruim por causa dos ingredientes. A culpa é do avião: a pressurização afeta nossas papilas gustativas. Para piorar, o ar seco da cabine evapora a mucosa nasal. E o olfato fica afetado. Menos cheiro = menos sensação de sabor.




Pesquisadores do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, passaram horas num simulador de cabine de avião testando como o paladar se comporta durante um voo. E começaram a testar receitas feitas especialmente para as alturas. Se tudo der certo, as viagens longas de avião devem ficar mais digeríveis.

Enquanto isso, algumas companhias aéreas brasileiras disponibilizam a bordo refeições mais 'honestas'. Recentemente, por exemplo, a empresa TAM disponibilizou seu novo cardápio aos clientes dos voos internacionais, elaborado com a consultoria dos chefs espanhóis Javier e Sergio Torres. E o melhor, todas as classes (econômica, executiva e primeira) são contempladas pelo programa.



Há também as empresas que não tem um mínimo de escrúpulo e além de nos fazerem pagar um absurdo pela passagem, ainda oferecem o serviço de vendas a bordo, com opções de cerveja, vinho, refrigerante, suco, energético, bebidas quentes, sopa, chocolate e uma variedade de sanduíches (enxergou algo que sustente de verdade na lista?).


Nota.: Apesar de algumas viagens nacionais serem longas pelo atraso ou pelas escalas e afins, alguém por favor concorde comigo que as companhias aéreas podiam parar de servir balinha e biscoitinho sem vergonha com refrigerante sem gás, uma vez que a gente não tem culpa do avião ter atrasado ou da infraero ser mal organizada. Sentimos fome independente de quem seja o culpado pelo problema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário