Eu confesso que tinha uma antipatia pela cozinha oriental/asiática. Mas é que antes de entrar na faculdade era aquela "eeewww peixe cru! argh". China não tem nada a ver com peixe cru (os únicos que tem essa necessidade de colocar as coisas cruas goela a dentro são os japoneses, na verdade). Pois bem, pois bem.
Hoje em dia, frango xadrez é um dos meus pratos favoritos (meu favorito ainda é o russo strogonoff), e com razão. Quem tiver com aquela preguicinha de fazer a receita, um lugar onde o frango xadrez é excelente e delivery é o China in Box.
Ok, deixa eu acabar logo com isso que to ficando com fome... Aqui vamos nós!
Ingredientes
- 500g de peito de frango sem pele e sem osso cortado em cubos
- 1 litro de água fervente
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 3 colheres de sopa de óleo vegetal
- 2 cebolas médias descascadas e cortadas em cubos
- 2 pimentões verdes cortados em cubos
- 2 pimentões vermelhos cortados em cubos
- 2 copos de água
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1/2 vidro de molho de soja (shoyu)
- 1 xícara de chá de amendoim torrado
Modo de preparo
- Coloque o peito de frango cru em uma peneira e despeje a água fervente. Isso é só para que o frango perca o rosado mas não cozinhe por completo. Tempere com sal e pimenta e reserve.
- Em uma panela grande, aqueça uma colher do óleo e refogue a cebola e os pimentões até que fiquem macios. Remova os legumes da panela e reserve.
- Nessa mesma panela acrescente o restante do óleo, quando estiver bem quente, frite o frango até dourar. Acrescente a cebola e o pimentão refogados e desligue o fogo.
- Em outra panela, acrescente a água, o amido de milho, o açúcar e o molho de soja. Mexa sem parar até ferver e engrossar.
- Junte esse molho com o frango, misture bem, acrescente o amendoim e sirva com arroz.
Olha, normalmente o arroz com que servem o frango xadrez é o yakimeshi, outro prato também típico chinês. Mas o yakimeshi eu posto depois. Frango xadrez fica excelente com arroz branco também. Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário