quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Líquido nas refeições dá barriga?

Quem nunca ouviu dizer que ingerir líquido junto das refeições faz mal, engorda, aumenta barriga e milhões de outras coisas mais?! (Que pra algumas pessoas indica quase o apocalipse só pelo possível ganho da barriguinha)

Será que isso é verdade? Faz mal mesmo? Quais são os reais efeitos da ingestão de líquidos junto com a comida? Bom, aqui vou eu esclarecer todas as suas dúvidas sobre os mitos e verdades desse tema.



Afirmar que ingerir líquidos durante as refeições engorda ou aumenta a barriga é um mito. O que acontece é que o excesso de líquido misturado aos alimentos pode dilatar o estômago, provocando uma sensação de "inchaço abdominal", o que muitas vezes é confundido com o aumento da barriga.

Se você cultiva sempre esse hábito em todas as refeições, o seu estômago sofre essa dilatação, se torna mais "elástico". Quando o estômago está dilatado, manda uma mensagem ao cérebro avisando que ainda existem espaços vazios para serem preenchidos, então você não se sente saciado e consome mais alimentos do que normalmente seria necessário.

Esse aumento na quantidade de alimentos consumidos é que ocasionará o ganho de peso e, consequentemente, poderá contribuir para o aumento da gordura abdominal.

O maior prejuízo de se ingerir muito líquido durante as refeições está em relação a digestão. Depois da mastigação, o alimento passa pela faringe e esôfago, e vai para o estômago, onde está presente o suco gástrico, essencial para o processo de digestão.

Quando ingerimos muito líquido durante as refeições, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago (devido ao suco gástrico, que contém ácido clorídrico) diminui e algumas enzimas são diluídas e dessa forma prejudica a digestão dos alimentos e pode ocasionar indigestão, gases e flatulências.

O excesso de líquido também poderá diminuir a absorção de alguns nutrientes, pois os alimentos passam mais rapidamente pelo intestino, local onde ocorre a absorção.

Para as pessoas que não conseguem abandonar esse costume, o tipo de líquido ingerido também é importante, os refrigerantes são mais prejudiciais, pois possuem gases que dilatam ainda mais o estômago. Nesse caso, o recomendado é que você beba água ou um suco de frutas natural.



Ah, mas e aquela história de que nós precisamos ingerir pelo menos 2 litros d'água durante o dia?

Aí é outra história. Apesar de ser importantíssimo beber bastante líquido durante o dia, o ideal é que não sejam ingeridos em grande quantidade durante as refeições. 

Se você não consegue ficar sem a água ou qualquer outro líquido enquanto almoça ou janta, procure não ultrapassar a quantidade de 1 copo de 200ml. E nos intervalos entre as refeições beba água a vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário