Kassler com Chucrute
O Kassler é uma iguaria típica da culinária da Alemanha. A designação é dada a pedaços de carne de suíno salgados e defumados. As carnes mais usadas são as do pescoço e do lombo, embora costeletas e carne da barriga também sejam usadas.
O chucrute (em alemão: Sauerkraut) é uma conserva de repolho fermentado. Pode ser feito também com folhas de alface firmes. Atualmente, é considerado prato típico da culinária alemã, e é consumido em todo o mundo. Há diversas receitas diferentes para prepará-lo, desde a mais tradicional, contando apenas com o repolho, água e sal, até receitas mais elaboradas, utilizando vinho branco, farinha de trigo, creme ácido (ou nata azeda), gengibre, cravo-da-índia e alcaravia ("kümmel").
Eu acho que não vale mesmo a pena ficar esperando a fermentação do repolho. Juro. Encontra-se facilmente o chucrute já pronto nas prateleiras do supermercado (o da marca Hemmer é muito bom).
Ingredientes
- 4 pedaços de kassler
- 1 pote de chucrute
- 50g de bacon picado
- Pimenta-do-reino em grãos inteiros
- 1 colher de sopa de açúcar
- Salsinha para decorar
- Mostardas amarela e escura para acompanhar
Modo de preparo
- Frite os pedaços de bacon até ficarem crocantes.
- Adicione o chucrute, as pimentas-do-reino e o açúcar e deixe cozinhar.
- Acrescente um pouco de água se estiver muito seco, o repolho deve ficar "molhadinho".
- Aqueça uma grelha. Coloque o kassler para grelhar dos dois lados, sem deixar ressecar muito (e já que já são defumados, então não tem necessidade de cozinhar demais)
- Arrume cada prato com 1 kassler e uma porção de chucrute. Salpique a salsinha.
- Sirva com mostarda amarela e escura. Rende 4 porções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário