quarta-feira, 9 de novembro de 2011

[Os 8 pratos mais vendidos do mundo] Destino: Brasil/Itália

Bom, infelizmente (para mim) esse é o último destino dos 8 mais vendidos do mundo. Infelizmente por que? Explico. Criei uma regra para mim mesma e para meu parceiro de blog (que por sinal não dá as caras por aqui... como vocês já devem bem ter reparado.) de colocar receitas que funcionem. Para saber se elas funcionam, é claro que a gente tem que testar, né? Esse é o espírito da coisa! Tava adorando testar as postagens e descobrir o motivo de serem os pratos mais vendidos do mundo. E nem era pra menos também!
Nosso destino hoje, na verdade, são dois lugares. Uma vez que não se sabe direito onde nasceu a receita. Só se sabe que é mundialmente gostosa famosa. Sejam bem-vindos a nossa última parada, Brasil/Itália. Nosso último, gostoso e famoso prato é o Filé à Parmegiana.


Filé à Parmegiana

A história do termo "parmegiana", sinônimo do prato muito popular do Brasil e por vezes chamado "bife ensopado" no interior de alguns Estados, é levemente controversa.
Alguns atribuem a origem do prato e do termo ao nome de um dos queijos italianos mais conhecidos por lá, o parmiggiano-reggiano, produzido na região da Emilia Romana. Outros, cuja explicação é mais óbvia mas não menos misteriosa, defendem que esse tipo de filet era produzido em grande escala na cidade de Parma, na Itália, daí o nome de filet à parmegiana ou filet de parma. Outros alegam que nenhuma das explicações é verdadeira, alegando que esse prato sequer existe na Itália e foi criado aqui no Brasil.
Mistérios à parte, o prato é conhecido como o suculento filet "à milanesa", coberto com muito molho de tomate e gratinado com parmesão ralado.


Ingredientes
  • Filé mignon cortado em bifes (não precisa ser uma fatia fina, mas não corte muito grossa senão fica cru por dentro na hora de fritar)
  • Farinha de trigo
  • 2 ovos
  • Sal e pimenta-do-reino
  • Farinha de rosca
  • Queijo mussarela
  • Presunto fatiado
  • Molho de tomate (pode ser de caixinha, mas o feito em casa é bem melhor, para ver a receita de molho de tomate clique aqui.)
  • Queijo parmesão ralado

Modo de preparo
  1. Corte os filés em bifes não muito finos (mas nem tão grossos a ponto de precisarem ser batidos) e tempere-os com sal e pimenta-do-reino.
  2. Passe os bifes na farinha de trigo, certifique-se de que a farinha cobriu toda a extensão do bife. E dê palmadinhas de ambos os lados para tirar o excesso de farinha de trigo.
  3. Bata os ovos ligeiramente com uma pitada de sal e passe os bifes nessa mistura.
  4. Passe os bifes na farinha de rosca.
  5. Faça com que a massa fique bem aderida aos bifes.
  6. Frite os bifes, deixe-os em papel toalha para que fiquem bem sequinhos e reserve.
  7. Faça no fundo de um refratário uma cama de molho de tomate (para evitar a queima dos filés quando forem ao forno)
  8. Ponha os filés por cima desse molho, por cima dos filés o presunto e o queijo (nessa ordem) e por cima o resto do molho de tomate.
  9. Polvilhe por cima do molho de tomate bastante queijo parmesão ralado.
  10. Leve ao forno para gratinar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário