quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Vaca atolada

Comida mineira é tudo de bom! O que quer que venha de lá eu gosto! Tudo bem temperadinho, e normalmente comidas carregadas. Fazer o que, nem sempre dá pra comer comida boa e estar magra ao mesmo tempo. Mas nada que umas caminhadas e uma academia não resolvam.
Comi vaca atolada pela primeira vez quando um ex-namorado da minha mãe (mineiro) resolveu fazer uma vaca atolada lá em casa. Achei meio esquisito e jurei não comer... até que subiu o cheiro e no final das contas quem mais comeu fui eu. (Isso eu estava na... 5ª série. Quase nos meados de Jurassic Park.)
Não sei a origem do nome, mas o 'atolada' já deve dar uma idéia do estado que a pessoa sai da mesa depois que come. Eu pelo menos acho um prato muitíssimo pesado, mas compensa ter comido no final das contas.
Claro que nem é algo pra se comer sempre, porque aí é melhor procurar um cardiologista mais cedo pra tratar das veias entupidas mas de vez enquando é uma boa pedida!


Ingredientes
  • 1kg de costela de vaca
  • 2 cebolas picadas
  • 4 dentes de alho amassados
  • 5 tomates descascados, picados e sem sementes.
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • 1 colher de chá de salsinha picada
  • 3 cebolinhas verdes picadas
  • 1 tablete de caldo de carne
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 1kg de mandioca descascada e cortada em pedaços

Modo de preparo
  1. Aqueça uma panela de pressão com óleo. Quando o óleo estiver bem quente acrescente as cebolas, o alho e as costelas e frite até dourar.
  2. Depois de dourado, junte os tomates, a salsa, a cebolinha e o tablete de caldo de carne.
  3. Ponha água na panela até que cubra tudo, tampe e cozinhe até a carne ficar macia.
  4. Quando a carne estiver macia, adicione a mandioca e mais água para cozinhá-la. Cozinhe na pressão até ficar macia a mandioca (cerca de 5 minutos).
  5. Sirva quente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário