terça-feira, 25 de outubro de 2011

[Os 8 pratos mais vendidos do mundo] Destino: Alemanha

Certamente, quando fala-se em Alemanha e gastronomia, a tendência é pensar em cerveja. É fato que são saborosíssimas as cervejas por lá, e uma das mais famosas vende em alguns lugares do Brasil. A Weissbier, também chamada de Weizenbier ou Hefeweissbier (em português: cerveja de trigo) é mundialmente famosa e com certa razão. Mas o que nos leva à Alemanha hoje é o prato que, acredite ou não, está entre os mais vendidos do mundo, Kassler com Chucrute.


Kassler com Chucrute



Kassler é uma iguaria típica da culinária da Alemanha. A designação é dada a pedaços de carne de suíno salgados e defumados. As carnes mais usadas são as do pescoço e do lombo, embora costeletas e carne da barriga também sejam usadas.
O chucrute (em alemão: Sauerkraut) é uma conserva de repolho fermentado. Pode ser feito também com folhas de alface firmes. Atualmente, é considerado prato típico da culinária alemã, e é consumido em todo o mundo. Há diversas receitas diferentes para prepará-lo, desde a mais tradicional, contando apenas com o repolho, água e sal, até receitas mais elaboradas, utilizando vinho branco, farinha de trigo, creme ácido (ou nata azeda), gengibre, cravo-da-índia e alcaravia ("kümmel").



Eu acho que não vale mesmo a pena ficar esperando a fermentação do repolho. Juro. Encontra-se facilmente o chucrute já pronto nas prateleiras do supermercado (o da marca Hemmer é muito bom).


Ingredientes
  • 4 pedaços de kassler
  • 1 pote de chucrute
  • 50g de bacon picado
  • Pimenta-do-reino em grãos inteiros
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • Salsinha para decorar
  • Mostardas amarela e escura para acompanhar


Modo de preparo
  1. Frite os pedaços de bacon até ficarem crocantes.
  2. Adicione o chucrute, as pimentas-do-reino e o açúcar e deixe cozinhar.
  3. Acrescente um pouco de água se estiver muito seco, o repolho deve ficar "molhadinho".
  4. Aqueça uma grelha. Coloque o kassler para grelhar dos dois lados, sem deixar ressecar muito (e já que já são defumados, então não tem necessidade de cozinhar demais)
  5. Arrume cada prato com 1 kassler e uma porção de chucrute. Salpique a salsinha.
  6. Sirva com mostarda amarela e escura. Rende 4 porções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário