sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O churrasco perfeito

Quem não gosta de um bom churrasquinho?

O post de hoje será uma série de dicas valiosas para se fazer um bom churrasco.

O que a maioria das pessoas não sabe, são normalmente os pulos do gato que fazem toda a diferença no resultado final. O Forno Digital orgulhosamente traz para vocês:









Quantidade:
- Os cálculos são feitos em uma estimativa de 400g de carne por pessoa (adulta). Essa é a conta segura para não correr o risco de faltar carne para os convidados.

- Levando em consideração que pode haver outras coisas além da carne bovina (colocarei como exemplo a picanha) em si, coloquemos a situação em que haja frango, linguiça, costela e picanha. Como o frango e a linguiça são os menos consumidos, calcule uma estimativa de 50g de cada por pessoa, 200g de costela e 200g de picanha. Por que 200g costela, fazendo o cálculo chegar a 500g? Porque metade do peso da costela é osso, assim dobramos o número para considerar somente a carne.

- Como na maioria dos churrascos, além da carne há o arroz, feijão tropeiro, vinagrete e afins... assim, a estimativa do consumo de carne é menor. Por isso cuidado com as quantidades de carne que assará por vez. Se sobrar, vai esfriar e todo mundo sempre evita a carne quando já se encontra fria.



As peças de carne ideais:

Alcatra
  • Picanha
  • Maminha
  • Fraldinha
  • Filé mignon
  • Contra-filé
  • Costela

Em todas as peças, o ideal é que sejam limpas antes de serem expostas à cocção. No caso da costela, a forma correta de se limpar é deixando visível o osso de um lado, e do outro só a carne.




Como cortar?
Quando crua, o ideal é que se corte a carne de acordo com/seguindo as fibras dela para que ela não enrijeça. Cortada a peça, aplique o modo de cocção que deseja sobre a carne e quando for comer, aí sim, corte-a contra as fibras. Veja o exemplo na imagem abaixo:






























Temperando as carnes
A maioria tempera com sal grosso, eu sei. Mas que tal inovar? Experimente temperar a carne com sal fino. Mas cuidado, não tempere com antecedência. O que acontece é que o sal fino penetra mais fácil na carne, portanto se você temperar antes a carne vai ficar salgada. Tempere na hora em que for assar.
Temperando a carne com o sal fino você evita o inconveniente de ter que ficar tirando o sal grosso de cima da carne e o sal fino penetra na medida exata, evitando que a carne fique ressecada por dentro.

Carnes como coração de frango e o próprio frango devem ser temperadas com antecedência porque são carnes onde o tempero demora a penetrar pela falta de fibras.. Eu aconselho colocar sal, alho, mostarda e molho shoyu no frango. No coração, vai só de alho e sal mesmo.




Assando as carnes
Acho que todo mundo tem uma dúvida ou outra nessa parte. Bom, o que vier de frango não é bom deixar mal assado. Já as carnes vermelhas em sua grande maioria devem ser apreciadas mal passadas, no máximo ao ponto. Por que? Porque, no caso da carne bem passada, você vai comer um pedaço de madeira (ou pelo menos é o que vai parecer). A carne perde o suco, o sabor e fica uma borracha.





Servindo a carne
Regra aplicável a todas as carnes. Ao retirá-las do espeto, não cortem e não sirvam imediatamente! Deixem-na descansando uns 3 minutinhos, que é o tempo do suco (que estava indo para as extremidades para assim então evaporar e consequentemente deixar a carne ressecada) voltar para o centro da carne. Depois desses 3 minutos, corte-a e aprecie a beleza de uma carne verdadeiramente suculenta.




Acompanhamentos
Um molhinho servido em pequenos recipientes (por mesa, sujeitos a reposição), e uma mesa com arroz branco, farofa simples (só manteiga e cebola), vinagrete e feijão tropeiro já são o suficiente.


Prepare-se para muitos elogios e saboreie o melhor do churrasco!

Até a próxima!

Um comentário: