sábado, 24 de dezembro de 2011

O ano novo tá chegando e dá-lhe yakisoba!

... aham, tá. Mas o que uma coisa tem a ver com a outra?

Yakisoba (pode também ser escrito como yakissoba) é um prato muito comum e muito famoso mundialmente. Originário da China mas muito popular na culinária japonesa também. O nome do prato significa macarrão de sobá frito.

Ok... E... O que isso tem a ver com ano novo?

Explico. Para quem não sabe, o sobá é um tipo de macarrão japonês que é tradicionalmente degustado na passagem de ano. Na véspera do ano novo japonês, as famílias se reúnem para comer o prato que é originalmente feito com esse macarrão de trigo sarraceno. Esse macarrão feito de trigo sarraceno, o sobá, é também chamado de toshikoshi-sobá. Que significa, literalmente, macarrão da passagem de ano.



(Esse é o sobá)


Ah, mas onde eu acho o tal macarrão?! Você deverá achar esse macarrão no bairro da Liberdade, em São Paulo. Se você não morar perto (como eu, que moro em outro estado), pode fazer com macarrão lámen, vulgo miojo. Mas se você insistir no macarrão de sobá, eu indico que procure (e provavelmente você achará) no Ásia Shop (sem merchan... é porque costumo comprar minhas iguarias orientais pra cozinhar lá e a entrega nunca falhou).


Bom, agora que vocês sabem a história e o porquê de eu estar postando yakisoba quase nas vésperas de ano novo, vamos à receita.






Ingredientes
  • 3 colheres de sopa de óleo de soja.
  • 200g de contrafilé em tiras
  • 200g de filé de frango em tiras
  • 100g de couve-flor em pedaços pequenos
  • cenoura em tiras
  • 100 ml de molho shoyu
  • 1 pimentão verde em cubos médios
  • cebola em cubos médios
  • 100g de champignon em conserva
  • 3 pacotes de macarrão (lámen ou sobá)

Modo de preparo
  1. Na wok*, coloque o óleo de soja e doure as carnes e o frango.
  2. Coloque a couve-flor, a cenoura, o molho de soja (shoyu), a cebola, o pimentão os champignons.
  3. Deixe que fritem um pouco
  4. Ponha o macarrão pré-cozido (Atenção, hein! É só pré-cozido.)
  5. Corrija os temperos e sirva.

*Wok - É uma panela de uso basicamente asiático. Tem a forma de uma meia esfera, normalmente com duas alças ou um cabo. Mas para a receita, se não tiver e não quiser comprar a wok, pode usar uma frigideira grande o suficiente que já tá de bom tamanho.



No mais é isso! Provavelmente esta será a última postagem de 2011. Tenham uma excelente passagem de ano!

Nos vemos em 2012!

Os refrigerantes causam celulite? 10 dúvidas mais frequëntes sobre refrigerantes.

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é refrigerante. Principalmente, por estar cada vez mais presente na mesa do brasileiro, esse tipo de bebida é consumida entre todas as faixas etárias e classes sociais.
Esclareça agora todas as suas dúvidas sobre o tão consumido refrigerante: 





1 - Quais os ingredientes dos refrigerantes?
Os refrigerantes possuem como ingredientes, o açúcar ou adoçante no caso dos light, água gaseificada, extrato de noz de cola ou suco de laranja ou de limão ou extrato vegetal de guaraná, cafeína, corante, acidulante, conservantes, aroma natural ou artificial, entre outros.

2 - Os refrigerantes causam celulite?
Não. Não há estudos que comprovem a relação entre o aparecimento de celulites e o consumo de refrigerantes. Porém, se sabe que uma dieta desequilibrada, o consumo excessivo de açúcares e gorduras, a ingestão ineficiente de água e fibras, sedentarismo e fator genético estão relacionados com o aparecimento do problema. 

3 - Os refrigerantes podem ser consumidos diariamente?
Não é recomendado o consumo diário de refrigerantes, pois este tipo de bebida é pobre nutricionalmente, sendo então considerado um produto com calorias vazias. Dessa maneira, devemos sempre dar preferência às bebidas mais nutritivas e saudáveis como a água, os sucos de frutas e vitaminas.

4 - Os refrigerantes light podem ser consumidos à vontade?
Não. Os refrigerantes do tipo light possuem adoçantes no lugar do açúcar simples. O excesso do consumo desse tipo de refrigerante aumenta também a ingestão de adoçantes artificiais, o que não é indicado. 

5 - Refrigerantes podem substituir o consumo de água?
Não. A água é nutriente essencial para o ser humano e deve ser consumida diariamente. A quantidade necessária varia muito de indivíduo para indivíduo, porém recomenda-se que a ingestão seja de cerca de 30 a 40ml/kg/dia. 

6 - Os refrigerantes possuem cafeína?
Sim, os refrigerantes à base de cola, como os chás, café e chocolate possuem cafeína. A cafeína é uma substância estimulante do sistema nervoso central. A cafeína, em doses moderadas, produz ótimo rendimento físico e intelectual, com aumento da capacidade de concentração e diminuição do tempo de reação aos estímulos sensoriais. Por outro lado, doses elevadas podem causar sinais perceptíveis de confusão mental e indução de erros em tarefas intelectuais, ansiedade, nervosismo, tremores musculares, taquicardia e zumbido. O café é a fonte mais rica em cafeína. Define-se consumo excessivo como ingestão acima de 600 mg/dia, por isso preste atenção aos rótulos e quantidades desta substância nos refrigerantes e em outros alimentos e bebidas. A cafeína tem sido associada também a refluxo gastroesfoágico.

7 - Os refrigerantes engordam?
O que causa ganho de peso é o desequilíbrio entre o consumo e o gasto de calorias. Consumir mais calorias do que você pode gastar gera ganho de peso. Alimentos e bebidas com alto valor calórico podem colaborar para o ganho de peso. Excesso de refrigerantes contribui com excesso de açúcar que é rapidamente absorvido, relacionado também com risco aumentado de obesidade e diabetes tipo 2.

8 - A ingestão de refrigerantes está associada a fraturas ósseas? 
Estudos mostram uma associação positiva entre bebidas à base de cola e fraturas ósseas em meninas fisicamente ativas. Em estudo grego, o aumento do consumo de refrigerantes do tipo de cola foi associado positivamente com aumento do risco de fraturas ósseas em crianças de 7-14 anos. É sugerido que esses achados estejam associados com a relação cálcio-fósforo na dieta, tendo efeitos deletérios no osso. 

9 - O brasileiro está consumindo mais refrigerante?
De acordo com a Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE realizada entre 2002 e 2003, O consumo de refrigerantes aumentou 400%, de 1974-1975 a 2002-2003, entre a população brasileira. Conforme aumentam os rendimentos, maior o consumo de refrigerantes pela população brasileira. A participação da bebida na dieta é 5 vezes maior na classe de maiores rendimentos do que na classe de menores rendimentos.

10 - Um copo de refrigerante possui menos calorias do que um copo de suco de laranja?
Um copo de refrigerante comum possui em média 85 kcal e um copo de suco de laranja natural possui cerca de 90 kcal. Porém, é fundamental perceber que um copo de refrigerante não possui nenhum nutriente, apenas calorias enquanto o suco de laranja possui inúmeras vitaminas e minerais que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, evitando assim doenças relacionadas à má nutrição.


Confira a tabela abaixo:




Não que eu possa falar muita coisa, mas sem abusar do refri, pessoal! Ou se gostar de dar uma abusada, procure fazer exercícios físicos na mesma proporção.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Peru: O mais importante do natal.

Bom, o natal já se aproxima (como o ano passou rápido!), e cá pra nós, que carne deliciosa compõe o principal prato natalino!

Pois é, tudo muito bom, tudo muito bem... Mas é inevitável, praticamente uma missão impossível o peito não ficar meio seco, né? Não só o peito de peru. O sofrimento vem com o frango, com o chester e com o que mais for deste porte e for assado (independente da época do ano), uma vez que as aves possuem pouca gordura no peito (ou nenhuma dependendo da educação alimentar recebida) e isso o torna uma carne seca. É bem daí que a corrida pela sobrecoxa/coxa começa (pelo menos lá em casa era assim...rs). Pois bem, o post de hoje vem a calhar. Não é uma receita! Só algumas dicas para que o seu frango/peru/chester fique com um peito suculento na medida do possível.




Vamos lá:

1º- Como a carne do peito em perfeito estado é por si só seca pela falta de gordura. Procure acrescentar gordura antes de assar. Seja ela gordura proveniente de bacon, manteiga, ou o que você quiser.

2º- Dá trabalho? Dá. Demora mais? Não! Experimente assar o peru em todas as posições. Deixe em forno médio baixo (pré-aqueça o forno antes de colocá-lo) por 30 minutos o peru de peito para cima, vire ele de um lado e deixe mais 30 minutos, do outro lado por mais 30 minutos e finalmente de peito para baixo por outra meia hora. Lembre-se de sempre regá-lo nesses intervalos!
Por que ficar virando o peru? Porque a parte que entra em contato com a fôrma é a que recebe mais calor, evidentemente. Seu peru vai assar por igual, evitando ter que ficar tempo demais assando pelo fato do peito ter mais carne e demorar mais a assar por completo, evitando assim, ressecar a parte externa do peito, que é a que cozinha primeiro (e que consequentemente resseca mais).
Só aí, depois dessas 2 horas de muita paciência você o põe para dourar. E não vai fazer mal algum dar mais uma pincelada de manteiga antes de dourá-lo!

3º- O ideal é que de 10 em 10 minutos você regue o peru todo com o caldo que ele vai soltando a medida que vai cozinhando (proveniente das gorduras dele).

4º- Esqueça o pininho do peru. Ele não tem que levantar pra, só aí, você colocá-lo para dourar. Tire o papel alumínio antes do pino levantar.

5º- Se for mariná-lo no vinho branco, deixe o maior tempo possível marinando. De um dia pra outro de preferência. Use a marinada para ajudar a regá-lo durante o processo de assar.

6º- Não confie em temperos industriais. De preferência compre um peru que não venha semi-temperado de fábrica. Se vier, procure sempre retemperá-lo a seu gosto.

7º- Se for recheá-lo, recomendo uma farofa de miúdos (que por serem carnes úmidas, evitarão que a farofa fique desagradável e ajudará a manter a umidade adequada dentro do animal para que as carnes que têm um contato interno não ressequem também.).




No mais, tenham todos um excelente natal e aproveitem as dicas!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Samosa

A samosa nada mais é do que uma especialidade de origem indiana. São pastéizinhos com um formato triangular e o recheio varia de acordo com o que você preferir.

É comumente consumido por vegans, uma vez que eles não consomem nem possuem nada de origem animal, desde comida até roupas (diferentemente dos vegetarianos que apenas não comem nada de origem animal, mas normalmente não apresentam aversão a usar outros pertences de origem animal como carteiras, sapatos, bolsas de couro ou produtos cosméticos testados em animais nos laboratórios).

Enfim, eis a diferença entre vegans e vegetarianos. A causa é louvável, o ato é muito bonito e eu particularmente adoraria abraçar a causa e começar a ter esse tipo de hábito alimentar, mas não consigo. Minha única participação é não possuindo coisas de couro legítimo porque acho algo cruel. Enfim.. chegamos ao tópico principal do post: a receita!



Ingredientes
Massa:

  • 500g de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa rasa de sal
  • 1 colher de café de cominho
  • 3 colheres de chá de curry
  • 200ml de água morna
  • 4 colheres de sopa de óleo

Recheio:
Bom, como a cultura do post foi apresentada mais pro lado vegano, vou colocar um recheio de soja, mas fiquem a vontade para colocar o recheio de sua preferência.

  • 3 xícaras de chá de proteína de soja hidratada
  • 1/3 de xícara de chá de pimentão verde picadinho
  • 3/4 de xícara de tomate picadinho
  • 1 colher de café de cominho
  • 1 colher de chá de curry
  • 1 pitada de páprica picante
  • 1 pitada de gengibre em pó
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Massa:
  1. Misture todos os ingredientes secos
  2. Acrescente a água e o óleo e amasse até formar uma massa lisa.
  3. Cubra com um papel filme ou o plástico de sua preferência e deixe descansar 40 minutos.
Recheio:
  1. Refogue o pimentão e o cominho
  2. Acrescente os tomates e deixe que eles soltem sua água
  3. Acrescente a soja e refogue por alguns minutos
  4. Adicione o restante dos temperos, mexa bem e deixe esfriar.

Montagem
  1. Para montar a massa, abra-a em formato de círculo, recheie o meio da massa e junte uma ponta à outra. Feche na diagonal em cada lado para formar o triângulo.
  2. Frite em seguida.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Macarrão colorido

Quem acha que para receber elogios na cozinha precisa ser um cozinheiro de longa data ou precisa saber fazer coisas difíceis e demoradas, está errado.

Neste post vou mostrar que nem tudo que fica gostoso é terrivelmente difícil de fazer, e nem tudo que fica apresentável é difícil de decorar. Com 20 minutinhos e ingredientes básicos monta-se um prato bonito e saboroso.

Já vou adiantando que a receita só é rápida se o macarrão colorido for comprado em supermercado. Mas como sei que assim como existem leitores iniciantes que preferem ir por etapas e aprender devagar, existem aqueles que já tem uma experiência maior e querem dar passos mais largos na cozinha, como por exemplo, fazer sua própria massa de macarrão.
Claro que serão ensinadas de ambas as formas. Escolha a sua e mãos à obra!





Ingredientes

  • 500g de macarrão (se for fazer a massa: 1kg de farinha de trigo, 3 gemas e o caldo colorido*)
  • 1 lata de creme de leite
  • 200g de presunto ralado
  • 2 colheres de sopa de requeijão cremoso (daqueles de copinho mesmo)
  • 100g de queijo mussarela ralado
  • 2 colheres de sopa de salsa picada (preserve um raminho inteiro para decorar)
  • 1/2 cenoura em tirinhas
  • 1/2 cebola em tirinhas (meia-lua)
  • 1/2 cebola picada
  • 3 colheres de sopa de milho verde
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Quanto baste de óleo
  • 7 colheres de molho/extrato de tomate
*Explicando o caldo colorido: O caldo nada mais é o que vai dar a cor à massa. Se você quiser seu macarrão laranja, bata no liquidificador cenoura (a quantidade depende do quão intensa você quer a cor, e depende também se você vai querer fazer em mais de uma cor), se quiser roxinho, bata beterraba... Se quiser verde, bata espinafre e daí por diante. Bata o que for usar muito bem batido, até virar o mais líquido que conseguir e coe o resultado da batida.


Modo de preparo

Se for fazer seu próprio macarrão:
  1. Misture a farinha e as gemas. Separe a massa em quantas cores você quer fazê-la e acrescente o caldo  colorido a cada uma delas.
  2. Depois de todos os ingredientes incorporados, é hora de abrir e cortar o macarrão.
  3. Se não tiver a máquina para cortá-los, dê o formato do macarrão que deseja e corte com a faca mesmo.
  4. Para um melhor resultado, espere um tempo (indeterminado, depende das condições climáticas da sua região) para que a massa seque.
  5. O restante é o procedimento normal do cozimento de todo macarrão que será explicado aqui abaixo.
Se for fazer com a massa pronta de supermercado / Continuando o processo após sua massa secar:
  1. Coloque muita água para ferver com sal, uma média de 1 litro d'água para 100g de massa. (Não precisa colocar óleo, se colocar água o suficiente ele não grudará. Além do mais se colocar óleo, a massa ficará com dificuldades de ser agregada ao molho)
  2. Quando estiver fervendo, ponha o macarrão e deixe-o lá pelo tempo que determinar o fabricante (vem na embalagem), mexendo de vez enquando para deixar o macarrão soltinho.


Para o molho:
  1. Em uma frigideira coloque a manteiga e um fio de óleo (só para a manteiga não queimar) e refogue a cebola picada.
  2. Acrescente o presunto, frite-o um pouco junto com a cebola.
  3. Acrescente o requeijão e o molho de tomate. Espere que o requeijão derreta. Mexa sempre.
  4. Acrescente o creme de leite, e, sempre mexendo, espere cozinhar por 3 minutos.
  5. Acrescente a mussarela e deixe que derreta.
  6. Acrescente a salsa e o milho. Desligue o fogo e ponha por cima da massa.

Para a decoração:

  1. Ponha óleo o suficiente para cobrir toda a superfície de uma frigideira pequena (só para evitar que a cenoura agarre no fundo, não precisa ser muito óleo)
  2. Frite a cenoura em tirinhas até que ela ganhe um tom mais claro durante a fritura.
  3. Acrescente a cebola em tirinhas, refogue por alguns instantes.
  4. Desligue o fogo e reserve.

Montagem
  1. Disponha a massa no prato, o molho por cima e ponha tirinhas de cenoura por cima do molho, e as tirinhas de cebola em cima da cenoura criando um ninho. Ponha o ramo de salsa no meio do ninho.


Dica para os que estão aprendendo: Meu conselho é que vocês cortem tudo antes de começar o preparo. Assim você não se perde na hora e evita queimar algo, queimar a si mesmo ou se atrapalhar todo, largar as panelas puto(a) e acabar incendiando sua casa. (Que drama! haha!)

Se não conseguir olhar o molho e a massa ao mesmo tempo, faça nessa ordem: 
  1. Ponha a água com sal para ferver (esqueça essa água fervendo até você terminar o molho)
  2. Faça o molho e desligue o fogo. 
  3. Depois volte na água fervendo e ponha o macarrão, espere o tempo determinado pelo fabricante e desligue/tire-o d'água assim que der o tempo. 
  4. Se nesse meio tempo o molho esfriar, dê uma esquentadinha de volta no molho (se ele tiver ficado mais grosso do que você queria, acrescente um pouco de leite enquanto esquenta e não deixe ferver para o leite não talhar).
  5. Com tudo quentinho, monte o prato e sirva.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Panetone

Bom, o natal já está chegando. Eu sinceramente não iria fazer esta postagem por já ter criado uma postagem que está programada para ser publicada dia 23/12 com dicas para deixar o seu natal ainda mais gostoso.
Mas pensei melhor e vou fazer, sim. Porque além de ser muito mais gostoso comer algo preparado por você mesmo, também é uma fonte de renda. Vende e muito principalmente perto das festas de fim de ano!

Quem não quer ter uma graninha extra no fim do ano para virar o ano livre de apertos financeiros?!

(clique no link "mais informações" abaixo para ler o post completo)

Fogazza

Muita gente conhece a fogazza por ser vendida na cadeia de fast-food árabe Habibs (embora o prato não seja de origem árabe), mas para quem não conhece, a fogazza é uma espécie de pastel, porém com uma massa um pouco distinta. É parecida em muitos aspectos a um pequeno calzone.

Muitas pessoas confundem a fogazza com a focaccia, embora sejam pratos bem diferentes.
Há, também, outros termos relacionados como ficazza (espécie de pizza de massa alta a base de batata) ou ficazella (pastel frito), utilizados principalmente pelos descendentes de italianos residentes na cidade de São Paulo.



Ingredientes

Massa
  • 1kg de farinha de trigo
  • 6 colheres (sopa) óleo
  • 1 colher (sopa) sal
  • 4 tabletes de fermento para pão
  • 1 xícara de leite morno para dar ponto à massa
  • Óleo para fritar

Recheio
  • 500g de mussarela
  • tomates sem sementes
  • 1 colher (sopa) orégano
  • sal e pimenta a gosto
Observação: Pode ser recheio de qualquer coisa. Palmito, frango, presunto e queijo ou o que preferir, o recheio acima é só um exemplo.


Modo de preparo
  1. Em um recipiente coloque o fermento esfarelado e o sal 
  2. Misture até obter um líquido 
  3. Adicione um pouco do leite morno 
  4. Reserve 
  5. Em um recipiente coloque a farinha (reserve um pouco), sal, óleo e o fermento preparado previamente 
  6. Misture com uma colher 
  7. Acrescente o leite e mexa (se necessário, adicione a farinha reservada) 
  8. A seguir, sove sobre superfície enfarinhada 
  9. Deixe descansar (opcional) 
  10. Abra a massa com auxílio do rolo 
  11. Modele as fogazzas com cortador redondo 
  12. Empregue o recheio 
  13. Una as extremidades 
  14. Acomode-as em uma assadeira retangular 
  15. A seguir, frite em óleo quente 
  16. Escorra.
Recheio
  1. Em um recipiente coloque a mussarela picada, os tomates, orégano, sal e pimenta 
  2. Misture tudo.
  3. Reserve até a hora de rechear.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Comida de avião


Chefs, cozinheiros, todo mundo... quem gostar de comida de avião, por favor, se manifeste! Os apreciadores dessa culinária 'aérea' são praticamente escassos, porém, segundo especialistas, há uma explicação por acharmos a comida péssima.

Comida de avião não é ruim por causa dos ingredientes. A culpa é do avião: a pressurização afeta nossas papilas gustativas. Para piorar, o ar seco da cabine evapora a mucosa nasal. E o olfato fica afetado. Menos cheiro = menos sensação de sabor.




Pesquisadores do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, passaram horas num simulador de cabine de avião testando como o paladar se comporta durante um voo. E começaram a testar receitas feitas especialmente para as alturas. Se tudo der certo, as viagens longas de avião devem ficar mais digeríveis.

Enquanto isso, algumas companhias aéreas brasileiras disponibilizam a bordo refeições mais 'honestas'. Recentemente, por exemplo, a empresa TAM disponibilizou seu novo cardápio aos clientes dos voos internacionais, elaborado com a consultoria dos chefs espanhóis Javier e Sergio Torres. E o melhor, todas as classes (econômica, executiva e primeira) são contempladas pelo programa.



Há também as empresas que não tem um mínimo de escrúpulo e além de nos fazerem pagar um absurdo pela passagem, ainda oferecem o serviço de vendas a bordo, com opções de cerveja, vinho, refrigerante, suco, energético, bebidas quentes, sopa, chocolate e uma variedade de sanduíches (enxergou algo que sustente de verdade na lista?).


Nota.: Apesar de algumas viagens nacionais serem longas pelo atraso ou pelas escalas e afins, alguém por favor concorde comigo que as companhias aéreas podiam parar de servir balinha e biscoitinho sem vergonha com refrigerante sem gás, uma vez que a gente não tem culpa do avião ter atrasado ou da infraero ser mal organizada. Sentimos fome independente de quem seja o culpado pelo problema.



sábado, 10 de dezembro de 2011

Feijoada

Para quem não sabe, ao contrário do que muitos pensam, a feijoada é um prato originário do norte de Portugal. Mas a feijoada dos tugas é um tanto quanto diferente da nossa. É feita com feijão branco ou vermelho e geralmente inclui também outros vegetais (tomate, cenouras ou couve) juntamente com a carne de porco ou de vaca, às quais se podem juntar chouriço, morcela ou farinheira.
Apesar dos pesares, a feijoada popular mesmo é a brasileira. E se procurar, até encontra-se nossa feijoada pelos cantos de lá. Nos restaurantes portugueses onde serve-se essa variação de feijoada, a nossa, no caso, é chamada de feijoada à brasileira.



Ingredientes
  • 1kg de feijão preto
  • 1/2kg de carne seca
  • 1/2kg de costela de lombo de porco fresco
  • 2 pés de porco frescos
  • 2 paios
  • 1/2kg de linguiça cortada em pedaços
  • 200g de toucinho defumado cortado em pedaços
  • 2 cebolas médias picadas
  • 4 dentes de alho picados
  • 1/4 de xícara de chá de óleo ou banha de porco
  • 1 folha de louro
  • Sal a gosto

Modo de preparo
  1. De véspera, coloque o feijão em uma vasilha com água fria até uns 4 dedos acima do feijão
  2. Coloque as carnes salgadas de molho em outra vasilha (e troque a água pelo menos 2 vezes)
  3. No dia seguinte, leve o feijão ao fogo em uma panela grande na mesma água em que estava de molho
  4. Escorra as carnes e coloque em outra panela com água quente, deixe ferver por 30 minutos.
  5. Escorra as carnes novamente. (reserve uma xícara do caldo)
  6. Coloque-as na panela do feijão
  7. Cozinhe por mais 30 minutos.
  8. Acrescente o lombo, os pés suínos e o caldo reservado.
  9. Cozinhe por mais 1 hora
  10. Acrescente o paio, a linguiça e o toucinho.
  11. Cozinhe até que tudo esteja macio
  12. Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho no óleo/banha
  13. Junte o louro.
  14. Acrescente uma concha de feijão cozido com um pouco de caldo.
  15. Amasse a mistura de feijão, cebola e alho com uma colher e despeje na panela.
  16. Mexa bem.
  17. Espere o caldo engrossar um pouco, acerte o sal se necessário e sirva.


São servidos de acompanhamento normalmente: Couve refogada, arroz branco, banana à milanesa, farofa e laranja pêra picada.



quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Kir Royal

Até o nome é pomposo! Senta que lá vem história...

Esse cocktail foi inventando em Dijón, França, Mon Amie, no início do século passado, sendo uma derivação de outro cocktail, O Kir.
O Prefeito de Dijón se chamava Félix Kir, e para promover os principais produtos locais, o créme de Cassis e o Vinho Branco, juntou ambas e criou um drink pra eternidade, esse drink foi batizado então de “Kir”. Com o tempo, substituiram o vinho pelo Champagne e, por ser mais chic, virou o “Kir Royal”.


Ingredientes
  • 1 dose de licor de cassis
  • Champagne
  • 1 cereja

Modo de preparo
  1. Ponha uma dose de licor de cassis numa taça flute (taça de champagne, como a da foto acima).
  2. Complete com champagne.
  3. Ponha a cereja (que por sua vez vai afundar) na taça e sirva.

Como não vai gelo, é importante que o champagne esteja bem gelado pra bebida ficar boa.


sábado, 3 de dezembro de 2011

Picadinho indiano

A Índia é conhecida por misturar muitos sabores num prato só. Alguns ingredientes dessa receita vão lhe parecer esquisitos juntos, mas garanto que o gosto fica excepcional! Explosiva combinação de doce com salgado.
Tente deixar um pouco de lado o que você vê nas novelas também. Não se apegue a tudo o que disseram sobre a vaca ser um animal sagrado para os indianos. De fato é, mas para quem é da religião hindu. A Índia é metade muçulmana, e muçulmanos comem carne de vaca; Só não comem carne de porco por considerarem imunda. 



Ingredientes
  • 1 cebola média picada
  • 500g de carne de vaca em tirinhas (pode ser alcatra)
  • 3 colheres de sopa de margarina
  • 2 tomates sem pele e sem sementes picado
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 3 cravos-da-índia
  • 1 colher de café de canela em pó
  • 1 colher de sopa de curry
  • 2 tabletes de caldo de carne
  • 1 maçã descascada e cortada em cubos pequenos
  • 1 banana-nanica picada
  • 1/2 xícara de chá de coco ralado
  • 1/2 xícara de chá de uva passa branca
  • 1/2 xícara de chá de iogurte natural
  • 1/2 xícara de chá de cheiro-verde picado

Modo de preparo
  1. Doure a cebola e a carne na margarina.
  2. Acrescente os tomates e refogue bem.
  3. Polvilhe por cima da carne a farinha de trigo (sempre mexendo entre uma colher e outra, para evitar que empelote), os cravos-da-índia, a canela e o curry. Mexa bem.
  4. Acrescente o caldo de carne dissolvido em 4 xícaras de chá de água fervente e cozinhe em fogo baixo até a carne ficar macia. Mexa de vez enquando, ponha mais água se necessário.
  5. Junte os demais ingredientes, mexendo bem por mais 10 minutos.
  6. Polvilhe o cheiro verde e sirva a seguir.


Este post não incita discussão sobre religião. A questão do hinduismo citada foi apenas para aqueles que possam vir aqui e dizer que é um equívoco eu postar um prato como sendo indiano sendo que a vaca para alguns (não para todos) é sagrada.